Nesta terça, 1º, previsão é de mais chuva na Grande São Paulo (Paulo Pinto/AGÊNCIA BRASIL)
Redatora
Publicado em 1 de abril de 2025 às 06h44.
Última atualização em 1 de abril de 2025 às 07h23.
O mês de março terminou com chuvas isoladas na Grande São Paulo, mas o volume inesperado de água no ABC paulista causou transtornos, com ruas e avenidas alagadas e interrupções no tráfego e na circulação de trens.
Para esta terça-feira, 1º de abril, a previsão é de chuvas novamente concentradas em áreas específicas.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a terça começará com céu parcialmente nublado e temperaturas elevadas, variando entre mínimas de 20 °C e máximas que podem ultrapassar os 29 °C.
O aumento de calor deve provocar chuvas a partir da tarde, com risco de tempestades localizadas, ventos fortes e raios, além de possibilidade de alagamentos e quedas de árvores.
SP: termômetros devem variar entre mínimas de 20 °C e máximas que podem superar os 29 °C (Unesp)
O cenário para a quarta-feira, 2, será similar, com tempo abafado e variação de temperaturas entre 20 °C e 29 °C. Pancadas isoladas de chuva devem ocorrer a partir da tarde.
Dada a previsão de chuvas fortes durante toda a semana, a Defesa Civil de São Paulo estendeu a Operação Chuvas até o dia 15 de abril, com monitoramento contínuo e prontidão para responder a ocorrências de emergência. Originalmente, a operação seria encerrada na segunda.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para o Rio Grande do Sul e para áreas do extremo oeste do país, incluindo Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses locais, a previsão é de chuvas intensas, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.
Por outro lado, a região centro-norte de Minas Gerais, leste de Goiás, Tocantins e o Espírito Santo e quase todo o Nordeste devem ter tempo seco ao longo do dia.